Fotografia/Photography

Como fazer fotos com efeito PANNING? Dicas!

texto e fotos por Fábio Matuzawa © (instagram @fmatuzawa)

Quando comecei a fotografar eu via fotos com o objeto principal em movimento nítido e o fundo borrado e eu pensava, como assim?!

Depois fui atrás, e descobri que a técnica para ter esse efeito de movimento, que tem o nome técnico de “Panning”, não era tão complicada assim. O mais importante era a prática e o timing.

O primeiro passo para conseguir fazer essa foto é a velocidade do obturador. Para conseguir fazer esse rastro com o fundo, a velocidade do disparo da câmera tem que estar baixa, por exemplo, 1/30, 1/40, 1/50. Esse ajuste vai depender da velocidade do sujeito principal que você deseja fotografar.

Se for um sujeito em alta velocidade como um carro de corrida, provavelmente será possível ter esse efeito usando o shutter em 1/60, 1/70. Entretanto, se o sujeito estiver em uma menor velocidade, como uma pessoa correndo, será necessário utilizar uma velocidade de shutter mais lenta, como 1/20. E quanto mais lento for o disparo do obturador, mais difícil será de conseguir uma foto mais nítida, porém o efeito do rastro será muito maior.

O segundo passo é usar o foco contínuo, AI Servo AF na Canon, ou AF-C Continous-servo na Nikon. Outra opção é deixar o foco no manual e deixar o foco pré-ajustado onde o sujeito irá passar.

O terceiro e último passo é ajustar a câmera em modo de disparo continuo e tirar uma sequência de fotos, acompanhando suavemente o sujeito evitando imagens tremidas. Acompanhar o objeto principal da foto com a câmera é onde há a necessidade de muita prática e treino. Quanto melhor for o timing, mais fotos nítidas e boas você conseguirá.

É isso, espero que esse texto e o vídeo tenham sido úteis para você! E não esqueça pratique, pratique e pratique…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *